Marketing de conteúdo.

Você está sem tempo para criar conteúdo ou não sabe por onde começar? Ótimo! Está no lugar certo. Por muito tempo criei conteúdo para minhas redes sociais, mas não tinha conhecimento de estratégias e muito menos sobre marketing digital. Pensando nisso, escrevi esse artigo para te ajudar a otimizar seu tempo e ainda assim, gerar resultados.
Existem várias técnicas já comprovadas para quem deseja alcançar o sucesso através do seu conhecimento, e é sobre isso que irei falar agora. Pegue papel, caneta e preste bastante atenção nas dicas a seguir.
1. Estabeleça qual o seu objetivo.
Primeiramente, é necessário estabelecer qual a sua meta. Falo isso, pois, muitas pessoas querem se tornar autoridades ou até mesmo passar conhecimento simplesmente porque "está na moda".
Você deseja se tornar uma autoridade e pensa em vender algo na internet? Então estabeleça suas metas e saiba que terá que trabalhar constantemente para colher os frutos.
2. Defina o seu nicho e seu público alvo.
Um nicho bem definido garante que você será assertivo na hora de produzir conteúdo. Muitos profissionais atiram para todos os lados, o que por vez diminui suas chances de sucesso.
Vamos imaginar que você trabalha com loja de roupas genéricas, de variados tamanhos, cores, etc. Não seria mais fácil optar apenas por moda plus size, por exemplo? Quando você tem seu produto ou serviço bem definido, você começa a produzir conteúdo para determinado público alvo, no caso, mulheres plus size, assim, você não irá "dar tiro no escuro".
3. Quem são suas personas?
Reforçando o que disse no tópico anterior, saber quem é o seu público alvo é um dos passos mais importantes antes de começar a criar conteúdo. Existem diversas maneiras de você conseguir captar a atenção do seu possível leitor, seguidor ou cliente (irei me aprofundar em breve), mas para isso acontecer é necessário saber sobre a sua persona.
Para quem você está fazendo determinado conteúdo? Este artigo, por exemplo, foi escrito para conteudistas digitais e empreendedores, com intuito de instruir e ajudá-los na produção de conteúdo. Pergunte-se, quais as características de sua persona (idade, tipo físico, hobbies) e comece a produzir as postagens de acordo com sua resposta.
4. Organize suas idéias em uma planilha.
Primeiramente, é muito importante organizar um plano de tópicos que serão abordados no decorrer do mês ou até mesmo da semana. Isso facilita e poupa seu tempo. No momento em que estiver transpondo suas ideias para o papel vale abusar das ferramentas de buscas como o Google, KeywordToo e Übersuggest.
Pesquisar palavras chaves sempre geram fontes de ideias, além de garantir um bom posicionamento nas redes, já que as pessoas sempre procuram por determinado assunto. Outro aspecto muito importante é ter constância. Conforme você acrescenta sua programação de conteúdo em sua planilha, organize roteiros e afins para serem abordados diariamente. Frequência aqui é extremamente relevante.
5. Ofereça um conhecimento que gere valor.
Inicialmente, de nada adianta criar conteúdo sem valor e esperar obter os resultados, pois, eles não virão. Contudo, após finalizar seu cronograma, observe se aquele tema irá agregar valor e conhecimento na vida dos seus leitores e ouvintes.
Eu, por exemplo, após seguir os passos já mencionados comecei a gerar resultados, aumentando assim o meu engajamento. Sempre entregue algo a mais, inspire, eduque e se conecte com os outros. Voltemos ao exemplo da loja. Quais os possíveis temas geram valor para as plus size?
1. Autoestima e conforto.
2. Vantagens do seu produto para mulheres.
3. Cores de roupas e suas combinações.
Enfim... Observe como você pode passar uma informação e ainda gerar desejo para que a pessoa queira saber mais sobre o que você está oferecendo.
6. Quais os tipos de conteúdo posso criar?
Dentre tantas opções, muitos podem se perder. Porém, como as redes sociais não são estáveis unir e trabalhar conteúdos em várias mídias é uma excelente estratégia. Por exemplo, você pode produzir um post, um vídeo para o instagram, facebook e YouTube e ainda aproveitar aquele mesmo conteúdo e transformá-lo em podcast.
Aproveite e teste para verificar como será seus resultados a médio ou longo prazo. Se lembra que iria falar sobre constância? Pois bem! Preste bastante atenção agora!
7. Constância e persistência.
Talvez você esteja se perguntando: o que tem uma coisa a ver com a outra? Vamos lá! Como já frisei anteriormente, é necessário ter paciência para começar a ver resultados satisfatórios, por esse motivo deve unir todos os itens mencionados acima.
Todo crescimento orgânico na internet tem como base a persistência. Criar conteúdos diários e interagir são pontos-chaves aqui, então tenha paciência e não se deixe abater logo de cara. Quando você começar a ganhar confiança de seus seguidores, saiba que terá uma forma de propagar seu produto de forma fiel, isso chamamos de se ter uma comunidade.
8. Você oferece algo mais aprofundado ou uma recompensa digital?
Talvez você esteja se perguntando: "O que isso tem a ver com criação de conteúdo?" Ora, primeiro que é uma forma de passar conhecimento, portanto, sua comunidade se conecta mais a sua marca.
Faça uma página de captura de e-mails e em troca dessa informação poderá gerar tráfego e vender seu produto ou serviço. Por exemplo, se a pessoa se cadastrar em uma página de captura, ela irá receber um e-book gratuitamente, assim você poderá criar conteúdos por e-mail e enviar para essa pessoa que se cadastrou.
9. Tenha autenticidade.
Não poderia deixar de citar esse ponto. Grande parte das pessoas produzem conteúdo para as redes sociais, e grande parte delas já tem uma autoridade. Por esse motivo, você precisa se destacar da grande maioria.
O primeiro passo para isso é saber qual o seu diferencial entre tantos outros conteudistas. Sua forma de falar, suas opiniões, a forma como você se relaciona com seu público. Se atente para esses aspectos e trabalhe seu branding (sua marca).
Conclusão:
Coloque as dicas acima em prática e se organize para produzir seus conteúdos, mas nunca deixe de adquirir conhecimento. No marketing digital tudo se reinventa, então, é de extrema importância ter domínio sobre os assuntos que irá abordar.
Leia bastante, faça cursos, estude seu nicho, os concorrentes e também o mercado. Partindo disso, o que acha de utilizar o marketing digital ao seu favor? Clique aqui e baixe gratuitamente um infográfico com 3 dicas para você trabalhar a sua marca e se destacar!
Se essas dicas fazem sentido para você então deixe seu feedback e entre em contato comigo para conhecer o meu trabalho e vamos juntos alavancar o seu negócio.